luto
O luto é um processo sentimental que ocorre quando o ser humano perde algo ou alguém importante. A angústia causada pela falta é dolorosa, mas é importante vivenciar esse estado emocional para conseguir seguir em frente. Cada um tem uma experiência completamente individual com a perda. Mesmo que haja um grupo ou família passando pelo luto ao mesmo tempo, cada um expressará seus sentimentos de forma diferente, com mais ou menos intensidade. É importante frisar que o luto não irá ocorrer apenas ao perder pessoas queridas. As mudanças também desencadeiam o mesmo sentimento, seja ao terminarmos relacionamentos, perder animais de estimação ou perder objetos significativos.
O processo de luto não precisa ser marcado necessariamente por uma desestrutura emocional, trazendo choros compulsivos, crises de ansiedade, etc. O luto também é particular e, por vezes, pode ser vivenciado em silêncio, com a continuidade da vida profissional e particular. Isto não significa que a pessoa não esteja carregando e elaborando o sofrimento desta perda, já que não há regras sobre como devemos reagir às adversidades da vida.
Nós podemos te ajudar
Preencha o formulário abaixo que retornaremos em breve
O importante é sair da fase de negação e passar para a aceitação do ocorrido. Quando fazemos isso, não há problemas em não acontecer a melancolia. Entretanto, é muito importante que você tenha a ajuda de um profissional para entender se a tristeza realmente não ocorreu neste processo, ou se você está no período de não aceitar a morte ou perda.
O luto não é uma doença ou síndrome, nem mesmo sinônimo de vida desestruturada. Cada caso apresenta particularidades, mas de maneira geral, ele não permanece por toda nossa trajetória.